quinta-feira, 29 de julho de 2010

Samurai








Samurai 
R$ 65,00


 O nome Samurai significa em japonês  "aquele que serve". Portanto sua maior função era servir com total lealdade e empenho os Daimyo( Senhores Feudais) que os contratavam.

 Em troca disso recebiam privilégio, terras ou pagamentos que geralmente era efetuados em arroz, numa medida denominada koku (200 litros). O que mais difere o samurai de quaisquer outros guerreiros da antiguidade é o seu modo de encarar a vida e seu peculiar código de honra e ética.

Posteriormente por volta do século X foi oficializado o termo "samurai" e este ganhou uma série de novas funções, como a militar. Nesta época qualquer cidadão podia tornar-se um samurai, bastando para isso adestrar-se as normas marciais,manter uma reputação e ser habilidoso o suficiente para ser contratado por um senhor feudal. Assim foi até o Xogunato dos Tokugawa, iniciado em 1603, quando a classe dos samurais passou a ser uma casta. Assim o título de samurai passou a ser passada de pai pra filho. 

Após tornar-se um Bushi (Guerreiro Samurai), o cidadão e sua família ganhavam o privilégio do sobrenome. Além disso os samurais tinha o dever e o direito de carregar um par de espadas à cintura denominado "daishô": um verdadeiro símbolo samurai. Era composto por uma espada pequena (wakizashi) cuja lámina tinha aproximadamente 40 cm e uma grande katana  com lámina de 60 cm.

Os samurais obedeciam a um código de honra não escrito denominado bushidô (caminho do guerreiro). Segundo esse código, os samurais não poderiam demonstrar medo ou covardia diante de qualquer situação.

Havia uma máxima entre eles: a de que a vida é limitada, mas o nome a honra podem durar para sempre. Por causa disso, esses guerreiros prezavam a honra, a imagem pública e o nome de seus ancestrais acima de tudo, até da própria vida.
A morte para um samurai, era um meio de perpetuar sua existência. Talvez o que mais fascine os acidentais, no estudo desses lendários guerreiros é a determinação  em que eles tinham em frequentemente escolher a própria morte ao invés do fracasso.

Ao tomar conhecimento desses fatos, os ocidentais geralmente avaliam os samurais apenas como guerreiros rudes e de hábitos grosseiros o que não é verdade.
Eles sabiam amar tanto as artes, como a esgrima e tinham a alfabetização como parte obrigatória do currículo. Mutos eram exímios poetas, calígrafos, pintores e escultores.

Tal filosofia aumentava a eficiência e a não hesitação em campos de batalha, o que veio a tornar o samurai, segundo alguns estudiosos, o mais letal de todos os guerreiros da antiguidade.

Os samurais destacam-se também pela grande variedade de habilidades que apresentam fora de combate.
Algumas formas de arte como o Ikebana (arte dos arranjos florais) e a Chanoyu (arte do chá) eram também considerados artes marciais, pois treinavam a mente e as mãos do samurai. 



Venha Conferir
Rua: Ruachuelo 102 Loja 11 - Galeria Heisler
Centro - Curitiba -PR
(41) 3024-4520
Visite nossa página no Facebook/ Japan House Loja

Nenhum comentário:

Postar um comentário